Feios


Tally Youngblood é feia. Não, isso não significa que ela seja alguma aberração da natureza. Não. Ela simplesmente ainda não completou 16 anos. Em Vila Feia, os adolescentes ficam presos em alojamentos até o aniversário de 16 anos, quando recebem um grande presente do governo: uma operação plástica como nunca vista antes na história da humanidade. Suas feições são corrigidas à perfeição; a pele é trocada por outra, sem imperfeições ou - nem pense nisso - espinhas; seus ossos são substituídos por uma liga artificial, mais leve e resistente; os olhos se tornam grandes; e os lábios, cheios e volumosos. Em suma, aos 16 anos todos ficam perfeitos.

Tally mal pode esperar pelo seu aniversário. Depois da operação, vai finalmente deixar Vila Feia e se mudar para Nova Perfeição, onde os perfeitos vivem, bebem, pulam de paraquedas, voam a bordo de suas pranchas magnéticas e se divertem (o tempo todo). Mas, enquanto espera que as poucas semanas até completar 16 anos passem, Tally precisa se distrair. 

Uma noite, ela conhece Shay, uma feia que não está nem um pouco ansiosa para completar 16 anos. Pelo contrário: Shay pretende fugir dos limites da cidade e se juntar à Fumaça, um grupo de fora da lei que sobrevive retirando seu sustento da natureza. 

Para Tally, isso é uma maluquice. Quem iria querer ficar feio para sempre ou se arriscaria a voltar para a natureza e queimar árvores para se aquecer, em vez de viver com conforto em Nova Perfeição e se divertir à beça? Mas, quando sua amiga desaparece, os Especiais, autoridade máxima desse novo mundo, propõem um acordo a Tally: se unir a eles contra os enfumaçados ou ficar feia para sempre. A escolha de Tally irá mudar o mundo ao seu redor, mas, principalmente, ela mesma.

Eu confesso que não fiquei muito empolgada com a sinopse do livro, achei até bem boba, mas como li muitos comentários positivos com relação a ele, resolvi solicitar no Skoob, e chegou aquele livro grosso, de 416 páginas, que ficou um tempo na estante até eu ter coragem para ler. E não é que quando comecei não consegui mais largar? O livro é viciante, a história é super bem elaborada e você não tem vontade de largar o livro! Desse jeito, as 416 não parecem nada e você quer mais.  E eu confesso uma coisa, um pouco depois da metade do livro, não aguentei e li a última linha da última frase (não lembro a última vez que fiz isso!). O livro é muito bom e vale super a pena. 

Feios é o primeiro livro da série Uglies, escrita por Scott Westerfeld, e foi lançado nos Estados Unidos em  2005 (aqui no Brasil, em 2010), o segundo livro, Perfeitos, foi lançado também em 2005 nos EUA e em 2010 no Brasil, o terceiro livro da série, Especiais, foi lançado em 2006 nos EUA e em 2011 no Brasil e, finalmente, Extras, lançado nos EUA em 2007 e com lançamento previsto para novembro de 2011 aqui no Brasil. 

E uma novidade bem bacaca: o autor contou que a história de Tally será adaptada para os quadrinhos, no estilo mangá! A série contará com 4 volumes e serão narradas pelo ponto de vista de Shay. O primeiro volume tem previsão de ser lançado em maio de 2012 no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário