Cantiga de Ninar


Chuck Palahniuk é mais conhecido pelo seu livro Clube da Luta, de 1996, que em 1999 ganhou uma adaptação para o cinema. Depois de Clube da Luta, Chuck lançou Sobrevivente (1999), que compartilha com Clube da Luta a não aceitação do cotidiano capitalista. Invisible Monsters (1999), sem tradução, narra a história de uma modelo que tem tudo mas acaba sofrendo um terrível acidente. Em 2001, Chuck lança No Sufoco, a história de um garoto com uma infância perturbada e que se transforma em um adulto golpista. 

Quando Cantiga de Ninar (Lullaby, a novel), foi lançado em 2002, o autor disse ser esse o seu livro mais impactante, fugindo um pouco da linha de Clube da Luta (que lhe rendeu tanto sucesso). No livro, Carl Streator, um repórter viúvo e solitário, recebe a tarefa de realizar uma série de artigos denominados "Síndrome da Morte Infantil Súbita". Durante sua investigação, descobre uma ligação um tanto sinistra: em todos os lugares onde as crianças haviam morrido, havia a presença de um livro chamado Poemas e rimas ao redor do mundo, sempre aberto na página 27, onde está inscrita uma cantiga de poda. 

Logo o repórter descobre que a canção é mortal se falada ou pensada na direção de alguém. O problema é que a canção infiltra-se na mente de Carl e ele acaba se tornando um assassino compulsivo. 

Junto com Helen, corretora de imóveis especializada em vender casas mal-assombradas, Mona Sabbat, assistente de Helen e estudante de bruxaria e seu namorado, Ostra, parte por uma viagem pelos Estados Unidos para reunir e eliminar todos os exemplares dos livros. 

O autor não deixa de criticar explicitamente a sociedade contemporânea, consumista, alienada e com excesso de informação. 

A leitura é excelente!

Um comentário:

  1. Que loucura. Ainda vou ler "O Clube da Luta", já que filmes sempre deixam passam algo (ou muita coisa) da obra.

    ResponderExcluir