O estranho mundo de Zofia e outras histórias


Caro leitor, o livro que você possui nas mãos nada mais é do que o fantástico e mágico mundo de Kelly Link, uma das autoras mais consagradas da atualidade. E talvez uma das obras mais criativas e esquisitas de todos os tempos! Considerado o melhor livro do ano pela Time Magazine, O estranho mundo de Zofia e outras histórias permeia os limites da imaginação dos que se permitem ser transportados a um mundo fabuloso, cheio de estranhas criaturas, coelhos, jogos muito estranhos, fantasmas, zumbis, feiticeiras, amores e heróis. Que tal encontrar um mundo inteiro numa bolsa? Ou jogar pôquer com parceiros, digamos, apocalípticos? E até melhor: tentar salvar todos os cães na fila da eutanásia? (Ou, pelo menos, suas almas!)

O que eu achei do livro? Incrível, absurdo, fantástico, louco, maravilhoso! É encantador e uma viagem extraordinária que não pede passaporte, apenas uma mente bem aberta. Ao abrir o livro é só se deixar levar... e depois da leitura, certamente, você não irá ver as coisas como via antes! 

O livro possui uma coleção de nove histórias fantásticas:

1 - A bolsa mágica

Zofia é a avó da narradora e possui uma bolsa mágica onde vive um povoado inteiro e onde a própria Zofia viveu, sendo hoje a guardiã da bolsa. Existem três formas de abrir a bolsa: de um jeito você entra dentro dela, mas precisa tomar cuidado, o tempo dentro da bolsa mágica é bem diferente de como o tempo se passa em nosso mundo; de outro jeito, é apenas uma bolsa normal e; existe ainda um jeito (abrindo do lado errado), que é muito perigoso! O problema é que ninguém acredita em Zofia ou em suas histórias, será que sua neta será uma boa guardiã da bolsa? 

2 - O Hortlak

Batu e Eric trabalham em uma loja que nunca fecha, chamada Noite Inteira. Zumbis que moram no penhasco próximo a loja aparecem por lá, assim como Charley, a garota que trabalha colocando os cães para "dormir" (Eric nutre uma paixão por ela).

3 - O Canhão

Um diálogo com perguntas e respostas sobre um canhão (fêmea e que já foi casado) e sobre as pessoas que foram arremessadas por ele. 

4 - Animais de pedra

Uma família muda-se para uma nova casa onde existem duas estátuas de coelhos no jardim. Conforme o tempo passa, coelhos vão surgindo no jardim (aos montes!) e os membros da família começam a sentir que alguns objetos vão se tornando assombrados (chegando ao ponto de um dos seios da mãe se tornar assombrado). A mãe também se torna uma pintora compulsiva, pintando as paredes da casa diversas vezes até os cômodos ficarem menores.

5 - Pele de gato 

Bruxos não podem ter filhos, por isso eles compram ou roubam filhos e gatos e também dão a luz a casas que crescem para morarem nela. Um dia a bruxa morre, deixando os seus filhos. Seu filho mais novo encarrega-se de sua vingança, vestido com uma roupa de gato (com pele de gato) contra seu inimigo.

6 - Plano de contingência contra zumbis 

O personagem desse conto possui vários nomes e apelidos, vamos chamá-lo de Sabonete. Ele já esteve na prisão e é obcecado por zumbis. É interessante observar os pontos de vista do personagem nesse conto. Vou colocar um trecho que gostei (e que envolve zumbis, claro):

"(...) Aqui está o que Sabonete sabia sobre os zumbis:

Zumbis não ligavam para sexo.

Zumbis não se interessavam por arte.

Zumbis não eram complicados; bem diferente de lobisomens, fantasmas e vampiros. Os sugadores de sangue, por exemplo, estão no nível gerencial do mundo sobrenatural. Algumas pessoas pensam nos vampiros como se fossem estrelas do rock, mas estão mais para Martha Stewart. Os vampiros eram frescos; tinham que seguir as regras e precisavam parecer bonzinhos. Zumbis não eram assim. Você não poderia exorcizar zumbis, e não precisaria de coisas elegantes como balas de prata, crucifixos ou água benta. Era só atirar na cabeça deles, botar fogo ou bater bem forte no crânio. (...)

Zumbis não discriminavam ninguém. Todos eram saborosos de acordo com o gosto deles. E qualquer um podia ser zumbi; não era preciso ser especial, bom esportista ou bonito. Nem precisava cheirar bem, vestir o tipo certo de roupas ou ouvir o tipo certo de música. Bastava ser lento. (...)".

7 - O grande divórcio 

O marido quer o divórcio depois de doze anos de casamento, normal, não? O marido está vivo e sua esposa está morta, já estava morta quando se casaram e tiveram três filhos mortos. Hem? Mas isso é normal hoje em dia. O marido e pai comunica-se com sua família através de um tabuleiro de Ouija ou através de uma médium, mas parece que sua esposa morta não quer o divórcio. 

8 - Magia para iniciante

Jeremy Marte tem 15 anos e é fã, assim como os seus amigos, de um programa de TV chamado A Biblioteca. De uma hora para outra a vida de Jeremy e da Raposa, personagem principal da série televisiva, começam a se cruzar. 

9 - Calmaria

Esse conto envolve diversas histórias. Um grupo de amigos está jogando cartas e um deles resolve ligar para um número e falar com uma mulher, pedindo para que ela conte uma história. A partir desse momento várias histórias se cruzam, desde uma narrativa que começa de trás para frente até a própria história de Ed, o cara que discou o número de telefone, e alienígenas.

3 comentários:

  1. Demaiss! Destaque para a história do Canhão, da pele de gato e dos zumbis hahaha!

    Esse com certeza vou ler, adorei mesmo a indicação!!

    ResponderExcluir
  2. Taí um livro que quero ler a bastante tempo. Não li sinopse nem sabia que era uma 'coletânea' de histórias diversas, achei que era uma só.
    Parece uma coisa meio louquinha, mas não perdi a vontade de ler, não! rs Essa capa é uma das mais lindas que já vi! *___*

    ResponderExcluir
  3. Pqp, se pedir o divórcio de uma esposa viva é problema, imagina uma morta! Vai literalmente virar assombração, haha. Fiquei curiosa.
    Tem histórias de zumbis pra você não botar defeito :)

    ResponderExcluir