Eva


Título: Eva
Autor: Ana Jensine
Editora: Novo Século/Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 320
ISBN: 9788576797692

Eva é o primeiro volume da Trilogia Olhares (escrevi sobre a Trilogia e a autora Ana Jensine aqui) e foi lançado na Bienal de São Paulo em agosto. 

Eu fiquei encantada com a história e a narrativa da Ana é deliciosa, coesa e consistente. Logo fui transportada para a Fazenda Filó, um lugar encantador, desejando o café de Jana e os almoços animados com a família Ribeiro. 

É neste lugar tão belo e tranquilo, no interior do Mato Grosso do Sul, que se encontram Eva dos Anjos e seu filho Lucas, um personagem que dá uma enorme leveza e alegria à história e também é a alegria e a razão de viver de sua mãe, uma mulher que chegou àquela pequena cidade rural com muito medo e aflita. 

Antes de viver na Fazenda Filó Eva estava grávida e fugia de algo, vinha de Brasília e procurava por emprego em um restaurante. Infelizmente não havia vaga alguma (ou felizmente), pois Dona Margô estava naquele mesmo momento no restaurante e viu a garota assustada e apreensiva. Dona Margô é um personagem incrível, uma mulher encantadora e com um sexto sentido muito apurado, a mulher vê Eva e logo chama a garota para comer alguma coisa e se encanta por ela. Apesar dos problemas que sabia que enfrentaria, especialmente com o seu marido, não poderia deixar Eva e seu filho, ainda na barriga, desamparados, para ela a garota era uma boa moça e a leva para morar em uma das casas dos funcionários em sua Fazenda. 

Eva já está há 3 anos na Fazenda Filó e ninguém sabe o que aconteceu com ela para estar fugindo de algo, mas todos gostam tanto dela e do pequeno Lucas que não a forçam a responder nenhuma pergunta. Eva já fez amizade com alguns dos filhos de Dona Margô (os outros dois estão viajando) e até mesmo com o seu marido, que adora ser chamado de avô por Lucas. Apesar da aparente felicidade e tranquilidade, de ser querida por todos, Eva possui profundos traumas e dores, machucados que ainda não foram cicatrizados. 

No entanto, ela descobre coisas que até então pensou que nunca poderiam existir e a felicidade pode até mesmo sorrir para ela, mas a sensação de paz não dura muito e o seu maior medo, o seu passado, surge bem na sua frente. 

Eva é um livro lindo, com uma história cheia de amor, dor, perdão e superação. Nada é clichê, é praticamente a vida real cheia de idas e vindas, personagens que precisam encontrar seu ponto de equilíbrio, sua verdade e coragem. Recomendadíssimo! 

Leia o primeiro capítulo do livro aqui.

12 comentários:

  1. Adorei a resenha Paula!!!
    Gostei de como a Eva foi acolhida... gosto de ler sobre atitudes tãos desprendidas como ajudar uma desconhecida como a Margô fez.
    Tenho até medo do que ela está fugindo.... =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas mesmo com tanta coisa ruim atrás de Eva existem coisas tão boas, como 'vaqueiros' (suspiros), rs. Vou para o interior já! Hahaha!

      Excluir
  2. Resenha muito bem feita! Parabéns!
    Fiquei pensando em como essa história deve acabar. Ótimo mais um livro na minha listinha. Q de inha ñ tem nada;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro com uma história muito linda, daquelas que faz com que choremos mas que também abre um sorriso em nosso rosto várias vezes. Vale a pena! ^^

      Excluir
  3. Adorei a resenha, Paula!!!
    Fico muito feliz que tenha gostado. :)

    Um beijo,
    Ana Jensine.

    ResponderExcluir
  4. Pelo o que eu tó vendo tudo foi lançado na bienal de São Paulo:( E eu ñ estava lá:<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem eu! ~~~: Vou comprar um cofre gigante para no próximo ano ir na Bienal e me esbaldar, rs. (o problema será não abrir o cofre antes para comprar livros) x:

      Excluir
  5. Nossa fico muito feliz que existe histórias impressionantes,e ainda nacional.A resenha ficou ótima,bem atrativa,fiquei com uma vontade enorme de ler^^
    Parabéns pela resenha!
    Finalmente a literatura nacional esta fazendo super sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Adoreei a resenha, fiquei curiosa p/ ler, a história é bem aquelas que eu gosto. ;)

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha!
    Fiquei curiosa para ler... PArece ser muito legal..
    Beijos
    Tífany - http://osamantesdaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Acredito que estes livros de novos talentos da Novo Século vão fazer história!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o livro, a resenha também esta muito bem escrita! :D

    ResponderExcluir