Starters


Título: Starters
Autor: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
ISBN: 9788581630144


Leia a resenha de Retrato de uma Starter - uma descoberta, aqui, conto introdutório ao livro da autora Lissa Price, disponibilizado pela Novo Conceito em formato ePub neste link (faça o download do programa Calibre para poder ler o conto).

Starters tem uma capa linda e moderna, você fica com o livro na mão e vira para todos os lados para perceber todas as nuances e fica passando os dedos nas partes em alto-relevo pois é simplesmente incrível! 

Quando comecei a leitura pensei que estava diante de uma mistura de A Hospedeira, de Stephenie Meyer e Feios, de Scott Westerfeld. Mas isso foi só no início mesmo, adorei a história e mal posso esperar pela continuação! O segundo e último volume da série (Enders) já foi lançado nos Estados Unidos. Será que chega aqui no próximo ano? 


A história do livro se passa em uma época diferente da nossa, um futuro (próximo ou distante?), onde a Guerra dos Esporos acabou com todas as pessoas que possuíam entre 20 e 60 anos. Como em qualquer distopia, o mundo em que Callie vive é opressor, a tecnologia é usada de forma para controlar as pessoas e, como a distopia está completamente ligada à sociedade de hoje, o que vemos em Starters e em outros livros do gênero é uma verdadeira sátira aos valores e conceitos atuais. 

Callie tem 16 anos e perdeu seus pais na Guerra de Esporos. Há um ano vive com o seu irmão mais novo, Tyler, nas ruas, como desabrigados, escondendo-se de inspetores em prédios abandonados com pouquíssima água e conseguindo restos de comida em latas de lixo, juntamente com Michael, outro órfão que os ajuda nessa difícil vida, lutando contra os rebeldes que acabam se matando por uma bolacha. 

Enquanto vivem de forma miserável, Enders, pessoas com 80, 100 ou até mesmo 200 anos, vivem vidas luxuosas, em mansões, com carros ultra-modernos e todas as mordomias possíveis. É um contraste e tanto e com uma população enorme de Enders, os jovens (Starters) não podem trabalhar (só trabalho escravo, que é legalizado) o que diminui a chance de saírem das ruas e faz com que eles acabem indo para instituições horríveis. 

O irmão de Callie está muito doente e ela precisa dinheiro, sua única saída é a Prime Destinations, um lugar em Beverly Hills que é comandado por uma estranha e misteriosa figura, o Velho. Lá ele contrata adolescentes para alugar seus corpos aos Enders, idosos que querem ser jovens novamente. Com tanta tecnologia a vida foi prolongada mas os Enders não estão satisfeitos com suas vidas pacatas: querem correr riscos e se divertir, soltar de paraquedas, ir a boates, cavalgar etc. Callie está desesperada e acaba aceitando ser uma doadora. Parecia ser bem simples, mas ela não sabia que iria descobrir tantas coisas que a levariam a ter que lutar por sua vida. 

A leitura é instigante e a narrativa é muito empolgante, prende a atenção e deixa o leitor sem fôlego. 

6 comentários:

  1. Oi, Paula! ^^
    Eu ainda não tinha visto o book trailer, fiquei com medo! ><
    Olha, apesar de imaginar que Starters fosse um pouquinho parecido — mesmo que apenas no começo — com A Hospedeira (livro que eu amei!), eu realmente não me animei muito não... Embora o final da sua resenha tenha me deixado extremamente curiosa! Que maldade ><

    PS: o fato de ter essa menina com um olho de cada cor foi explicado nesse primeiro volume? tenho curiosidade de saber o que é. rs (Responde aqui mesmo que eu volto pra ler ^^)

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei A Hospedeira (quero ver o filme looogo!). Ah, explica sim sobre os olhos e também o fato de um lado do rosto estar com o cabelo bem penteado e o outro não. x:

      Excluir
  2. Eu estou bem ansiosa para ler... quando começaram a divulgar eu imaginei que não iria gostar, mas a cada resenha lida eu vou mudando de ideia...
    Aluguel de corpos foi uma boa tirada... se bem que realmente perigosa... No fim das contas os Enders têm tudo e nada...
    Pelo visto a Callie se mete numa enrascada sem tamanho na tentativa de ajudar o irmão doente... isso é um gesto maravilhoso da parte dela.
    Mas venhamos e convenhamos, deixar os adultos saudáveis morrer foi uma ideia de jerico. XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, espero que no segundo livro expliquem mais sobre a Guerra de Esperos, que ficou um pouco no ar. Mas a grande dúvida agora que eu tenho é saber quem é o Velho (ele dá muito medo!).

      Excluir
  3. Eu tenho o 1º livro. Já comecei a ler mas tive que parar por causa de outros livros que eu tinha que terminar para o curso de inglês. Quando comecei tmb pensei que era uma mistura de livros que eu já conhecia. Ainda não terminei de ler por isso parei na metade da resenha;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas não se preocupa Maria, não tem spoiler não. ^^

      Excluir