Charlotte Street


Título: Charlotte Street
Autor: Danny Wallace
Editora: Novo Conceito
Páginas: 400
ISBN: 9788581630038


Amei, amei, amei. Charlotte Street foi uma das melhores leituras deste ano. Se fosse citar os trechos de que mais gostei, acabaria transcrevendo quase a metade do livro aqui. Danny Wallace, autor best-seller do The Sunday Times, escreveu um livro inteligente, divertido, com personagens incrivelmente cativantes e uma narrativa que flui muito bem e aproxima ainda mais o leitor da história por ser em primeira pessoa e pelo fato do narrador interagir constantemente conosco, como se estivesse revelando sua história apenas para nós, às vezes com vergonha de contar certos detalhes da sua vida. 

O protagonista Jason Priestley (não, não o ator que interpretava o Brandon Walsh na série Barrados no Baile) tem 32 anos e divide um apartamento com seu melhor amigo, Dev (personagem hilário), que fica em cima de uma loja de video game (entre uma agência de notícias polonesa e um lugar que todo mundo pensa ser um bordel, mas não é). Jason desistiu de seu trabalho de representante-chefe de departamento em uma escola para ser um grande jornalista, mas acabou virando freelancer em um jornal gratuito que ninguém lê. Sua namorada o largou, ele come em restaurantes baratos e assiste à filmes ruins. 

Jason quer muito seguir em frente, assim como sua ex, Sarah, que agora está noiva, mas tudo parece tão cômodo e... de onde partir? 

Um dia, quando está parado na esquina da Charlotte Street, Jason avista uma garota em um táxi segurando vários pacotes, todos tortos e quando ela teve de se curvar para equilibrá-los, Jason percebeu algo na garota: algo doce e frágil. Ele perguntou se poderia ajudá-la, sem saber o porquê, já que em Londres as pessoas passam reto umas pelas outras, e ela contribuiu com um sorriso e um "Obrigada, é muito gentil da sua parte", o que leva "aquele" momento: o olhar de relance, o início de algo. Mas a garota volta para o táxi e vai embora.

Jason percebeu que algo acabou ficando em suas mãos, uma Câmera Descartável 35 mm. Ao contar para seu melhor amigo o que aconteceu, Dev corre para revelar as fotos e estas fotos irão guiar os amigos, além de outros que vão surgindo, como a divertida e avoada Abbey e o introvertido Matt, na busca pela garota. 

É claro que a história não se resume só a essa busca, é interessante como existem tantos encontros e desencontros, entre todos os personagens (com personalidades tão distintas). Talvez Jason e Dev sejam os mais parecidos, os dois na casa dos 30 e buscando por algo, tentando "agarrar o momento", ao mesmo tempo em que precisam ir em frente, assumir algumas responsabilidades, passar para a "Segunda Fase", como o próprio Dev comenta (ele é viciado em video game). 

Os diálogos são muito interessantes, engraçados, inteligentes e acabamos "passeando" e conhecendo um pouco mais sobre a Londres atual.

7 comentários:

  1. gente que legal, eu já tinha lido varias resenhas falando mt mal do livro, isso tinha me deixado pra baixo pq eu queria mt ler e estava com medo de me dar mal
    mas a sua me animou muito :)
    adorei.

    ResponderExcluir
  2. Já li muitas resenhas sobre e esse livroo e fico cada
    vez mais indecisa.. uns dizem que não é la essas coisas
    outros dizem que é bom,e tem aqueles que dizem ser muitoo bom..
    Só lendoo pra ter certeza..

    ResponderExcluir
  3. Até que enfim uma resenha positiva!!! =D
    Eu tô ansiosa esperando o meu chegar. É tão raro um narrador masculino... essa capa é tão encantadora....
    Curiosa.
    Amei a resenha. \o/

    ResponderExcluir
  4. Nao tinha visto esse livro ainda... mas pelo jeito parece ser bacana..
    Adoro histórias que se passam em Londres, quase todos q eu li, sao engraçado e divertidos..
    Gosto desse genero..

    Vou adicionar esse livro ao meus de desejado!! =D

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Achei meio maluco o personagem principal..
    Ir atras de uma pessoa que mal conhece para devolver
    uma camera.. Mas o cenario do livro é inspirador !!!
    Leria consertesa...

    ResponderExcluir
  6. Sabe, acho que essa foi a primeira resenha positiva que vi do livro O.O olhando agora a sua visão sobre ele parece ser mesmo ótimo, e ainda bem que o autor não foca somente no Jason atrás da garota. Fiquei curiosa para saber onde essa busca vai dar e no que vai acontecendo enquanto não a encontra ^-^

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho esse livro e comecei a ler hoje, estou gostando, nem posso falar muito, pois pouco sei. Mas gosto desse tema.

    ResponderExcluir