Livraria Limítrofe - O Adeus


Título: Livraria Limítrofe - O Adeus
Autor: Alfer Medeiros
Editora: Estronho / Selo Fantas
Páginas: 208
ISBN: 9788564590335

Fiquei muito feliz quando soube que meu blog havia sido selecionado para o primeiro Book Tour do livro Livraria Limítrofe, organizado pelo blog Pausa Para um Café e o Selo Fantas.

Mas o que me deixou mais feliz e maravilhada foi a experiência incrível que tive durante a leitura do livro de Alfer Medeiros (Alexandre J. F. Medeiros). É difícil tentar escrever aqui quão bom é o livro. Sabe quando você tenta inventar uma palavra com vogais e consoantes que já existem e espera que a palavra faça algum sentido mas só sai um som esquisito e fica um gosto engraçado na boca? Se vocês conseguiram me entender, é isso. Acredito que o livro é tão bom quanto uma palavra que ainda não foi inventada e faz cócegas na boca.

Muitos autores nos levam para épocas e lugares diferentes, mas acho que essa foi a primeira vez que "entrei em um livro", e foi de maneira bem sutil, graças a narrativa de Alfer Medeiros, que por vezes parecia adivinhar meus pensamentos, ou melhor, parecia que os personagens sabiam as caras e bocas que eu fazia e continuavam a conversar comigo, tudo muito normal. 

O livro, é claro, trata de uma livraria (nem um pouco convencional), onde quando um leitor visitante adentra o lugar o interior da loja é moldado de acordo com as coisas criadas através de sua mente, através de seu repertório literário e suas vivências. Muitas pessoas acreditam que a livraria deveria ser uma biblioteca, já que depois das experiências passadas por lá, o visitante recebe um livro à sua escolha (às vezes este exemplar é a única prova para o visitante de sua visita), assim, nenhum livro é vendido. Mas como nos explica o livreiro no primeiro capítulo, existe uma troca com quem passeia por lá.

"O visitante leva consigo um livro e uma experiência extraordinária. A livraria, em troca, recebe a poderosa energia emitida pela concretização de sonhos e visões, provindos da mente do leitor, criador de dimensões, universos e mundos a partir de palavras escritas. Uma livraria não vive sem esse poder criacionista dos leitores". (p. 21)

As coisas podem sair do controle de vez em quando, mas tudo acaba bem, pois o livreiro limítrofe possui uma aparato de "ferramentas de trabalho", como uma bússola, uma luneta, uma gaita, um apito de vidro etc., além de um conjunto de medidores de tempo, itens todos mágicos. O medidor de tempo é muito importante, pois quando se entra na livraria o relógio para, assim como o tempo "de fora" e o visitante fica dentro "do tempo" da livraria. 

O livreiro limítrofe é certamente muito simpático, gosta de conversar e lá estou eu em uma entrevista inversa de trabalho, com o livreiro me apresentando as instalações da livraria, e eu realmente me senti lá. Ele me pedia para dar alguns passos, falava da porta que estava atrás de mim, depois me disse que me pegou observando o grande aquário (eu não tinha visto nenhum aquário! Mas depois que ele mencionou...). 

Minha tarefa é ouvir alguns relatos de visitantes, tarefa maravilhosa. 

Cada visitante passou por uma experiência completamente diferente, alguns sabiam que estavam entrando em uma livraria e se depararam com algo maravilhoso, outros pensavam estar sonhando e outros apenas saíam de sua realidade, como em Dando à luz, onde uma mulher e sua filha de quatro anos estão no jardim de casa e encontram uma abertura em meio a arbustos e acabam indo parar em um local cheio de estátuas, enquanto a mãe reconhece as estátuas, elas tomam vida, para a alegria da criança. 

Em nenhum relato ficamos sabendo do nome do autor (ou autores) que faz parte da experiência, mas é muito bacana adivinhar, são histórias que conhecemos. Certamente, Livraria Limítrofe é um livro para os amantes da literatura. 

Duas perspectivas também me chamou a atenção (eu gostei de todos, mas não daria para mencioná-los aqui). Neste relato, dois amigos muito diferentes um do outro, com uma visão de vida diferenciada, entram na livraria: enquanto um se depara com maravilhas, o outro só consegue ver uma livraria com goteiras e livros caindo aos pedaços.

O Depoimento da mulher do livreiro é um caso especial e muito bonito, onde ela deve ir ao visitante, uma mulher doente que está no hospital (não é qualquer um que entra na livraria, as pessoas são sorteadas e a livraria nunca permanece no mesmo local). 

O senhor da má educação já é uma caso de um jovem alienado, que faz de tudo para não sair da livraria e viver um faz de conta. Gostei muito deste relato pelo fato do autor levantar uma questão importante: existe um limite para tudo e não se pode fugir da realidade. 

Lapso criativo e Beber e conversar são muito divertidos, no primeiro uma escritora está sem idéias para seu livro e ela irá discutir com alguns personagens famosos o que eles consideram uma boa trama. Já no segundo, um senhor está sentando com os dois grandes mestres do terror, em um bate-papo, percebendo que a vida pessoal dos dois era um desastre, resolve conversar sobre amenidades. Ah, quem não gostaria de conversar com alguns de seus escritores favoritos em uma confortável poltrona tomando um café? 

Ri muito com o capítulo extra, Vampiros me mordam!, pois o personagem que relata suas aventuras na livraria é um autor nacional (não vou dizer quem é, mas já li um livro dele, por isso foi engraçado vê-lo como personagem) e mais engraçado ainda foi vê-lo sendo aterrorizado por personagens de um livro que li e adorei de um outro autor nacional (dei gargalhadas na hora que me toquei quem eram os personagens). 

Será que me estendi muito nesta resenha? Acabei me empolgando pois o livro é simplesmente incrível! Vale à pena para todos que gostam de ler! 

Ah, no início de cada capítulo existe um QRCode que leva até um link com informações sobre os livros que são citados nos relatos.

Curiosidades

A primeira edição do livro foi publicada sem capa (a lombada, a cola e a costura ficavam aparentes). A idéia é que, assim como cada leitor que entra na Livraria Limítrofe a enxerga de uma forma diferente do outro, cada leitor real iria imaginar a sua própria capa.

Esta segunda edição é linda, em capa dura, com uma diagramação perfeita, ótimas ilustrações de Carolina Mancini e fitilho para marcação de páginas.



Clique aqui para ler o primeiro capítulo.

O Adeus é o Vol. 1, o Vol. 2, Angelina, tem previsão de lançamento para abril de 2013! \o/ 


Janeiro - Tema Livre

18 comentários:

  1. Oiii Paula. =)
    Adoreeei, senti meio que no filme "A loja mágica de brinquedos".
    O título do livro confesso que não me chamou atenção, mas os contos que você escolheu me deixaram interessada.
    A capa é linda e adorei os detalhes internos e o marcador já incluso, me lembra uma agenda que tenho. =)
    Adorei a resenha, ficou longa mas tão interessante que li super rápido e nem me dei conta que era o fim.
    Aliás gostei da curiosidade sobre a capa original. =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Curti \0/

    capa é linda a diagramação também, mas o modo como você escreveu me encantou.. deu pra perceber o quanto você gostou do livro.. esse envolvimento essa entrega .. você participar,entrar na estória.. muitoo bom..

    ResponderExcluir
  3. gente que livro legal, eu nem conhecia ele. fiquei encantada com a história e com certeza vou ler o mesmo *-*

    ResponderExcluir
  4. achei bem curioso, a capa um luxo , tipo livro antigo muito legal!

    ResponderExcluir
  5. Bem interessante do que o livro fala eu pelo menos nunca vi um livro com esses tipo de assunto ^^ Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  6. Eu sei muito bem como é a sensação de não conseguir descrever um livro em palavras. Adoro quando um livro faz isso. Esse deve ser mesmo bom *o*

    ResponderExcluir
  7. A capa desse livro parece com aqueles bem antigos, sabe? Legal.
    Não conhecia o livro, achei bastante interessante.

    Beijos, Andressa.

    ResponderExcluir
  8. Oi!! Nossa, adorei conhecer essa dica de leitura. Fiquei interessada, parece fascinante essa livraria para nós leitores adentrarmos.. :)
    Boa resenha!

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  9. Muito bem feito o livro, boa diagramação, capa dura, parece antigo mesmo, bem interessante.
    Bem legal a história, e sendo nacional ficou perfeito!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns por ter sido o blog selecionado, com certeza mereceu! Adorei este livro, me parece um tipo diferente, e ainda mais sendo literatura nacional, adorei!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, estou boquiaberta com esse livro!
    Nunca imaginei que seria tão legal. Quero ler logo. Ameiiiiiiiii a resenha.
    Bjs

    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Achei o livro lindooooooo...
    Adorei as imagens e a capa dura...
    Muito interessante a idéia principal sem a capa, mas acho q prefiro com capa msm e essa q fizeram é ótima! =)

    Realmente vc curtiu bastante o livro e eu tbm me interessei!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Que livro lindo!! Como seria fantástico se existisse uma livraria que projeta o que se passa em nossa mente.

    ResponderExcluir
  14. Caramba, esse sim parece ser um livro para mim haha Historia qe se passa em uma livraria *------------*
    Devo dizer tambem que a diagramação está muito linda o/
    Gostei da ideia central da troca do livro pela energia e tals =D
    Adorei a resenha
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Oh Meu Deus, um livro sobre... livros. *-*
    Já estou até me sentindo dentro dele. Preciso lê-lo!

    ResponderExcluir
  16. Ai eu também estou participando desse Book Tour, muito ansiosa para que ele chegue pra mim. Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  17. Nunca tinha nem ouvido falar desse livro, mas parece bem interessante. E eu achei a capa linda.

    ResponderExcluir
  18. Essa capa é LINDA! Gostei bastante do livro, e da sua resenha também.
    Parabéns por esta.

    ResponderExcluir