Orgulho e Preconceito


Título: Orgulho e Preconceito

Autor: Jane Austen
Editora: Landmark
Páginas: 400
ISBN: 9788588781382

Já havia assistido ao filme Orgulho e Preconceito (2005) e lido até mesmo Orgulho e Preconceito e Zumbis (autoria creditada a Jane Austen e Seth Grahame-Smith) e Jane Austen - A Vampira (resenha aqui), mas sempre deixei o clássico de lado, até o Desafio Literário deste mês com o tema Livros Citados em Filmes (Orgulho e Preconceito é citado em Mensagem para Você e, com certeza, em outros filmes). 

Confesso que durante toda a leitura parecia que eu conhecia o livro de cor e percebi que Orgulho e Preconceito e Zumbis é praticamente o mesmo livro (tirando os zumbis, claro). E, sério, o que o Sr. Darcy tem? Não sei responder, mas ele com certeza é um dos personagens masculinos mais queridinhos da literatura e o meu também. 

Mas não posso dizer que amei o livro. Logo me veio na cabeça O Morro dos Ventos Uivantes, um livro que gosto muito e que me chamou muito mais a atenção do que Orgulho e Preconceito. Também lembrei do livro pois a autora, Emily Brontrë, era irmã de Charlotte Brontë, e essa segunda é uma vampira psicótica em Jane Austen - A Vampira

Orgulho e Preconceito narra a história da família Bennet: a Sra. Bennet é uma mãe ignorante e terrivelmente chata, o Sr. Bennet é um pai negligente e ainda contamos com as suas cinco filhas, completamente diferentes umas das outras. O que a Sra. Bennet mais quer é vê-las casadas. 

A história se passa na Inglaterra rural do início do século XIX e enfoca especialmente na segunda filha mais velha do casal, Elizabeth Bennet, e o seu relacionamento complexo com o lindo, maravilhoso, rico e terrivelmente orgulhoso Sr. Darcy. 

Logo quando se conhecem Elizabeth cria uma aversão pelo cavalheiro, que mesmo assim se apaixona por ela (o que o atormenta e vai contra o seu bom senso, pois Elizabeth e sua família estão muito abaixo dele). Além disso, quem iria querer a Sra. Bennet como sogra?? 

Os personagens, acredito, não são muito profundos, mas o mundo social em que vivem, pelo menos apenas aquilo que os cerca, é bem retratado. 

O livro se estende muitas vezes, tornando-se cansativo. O que segura a leitura e a torna agradável, na minha opinião, é a personagem Elizabeth, sempre com ótimas tiradas e um humor ferino. 

"(...) os romances de Austen, apesar de tudo, revelam um dom extraordinário para a sátira e para comentários sociais penetrantes. Enfatizando a moral e o comportamento, também demonstram uma tendência irresistível para o cômico e a irreverência". 

"Essa atenção meticulosa para o cotidiano, um de seus pontos fortes, também fez com que seus romances tivessem um alcance limitado, um descompasso com as tendências culturais de seu tempo e, aliás, de todo o século XIX. O que Margaret Oliphant definiu como "um belo veio de cinismo feminino" não era o que Twain tinha em mente quando comentou: "Sempre que leio Orgulho e preconceito quero tirá-la da cova e bater seu crânio com a própria mandíbula"." 

Fonte: PATRICK, Julian (ed.). Quinhentos e Um Grandes Escritores. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.

O livro já foi adaptado quatro vezes para o cinema (bom, foram essas adaptações que encontrei):


1) Pride and Prejudice, de 1940. Dirigido por Robert Z. Leonard e estrelado por Greer Garson e Laurence Oliver. O filme teve entre seus roteiristas o escritor inglês Aldous Huxley, mais conhecido pelo seu livro Admirável Mundo Novo;


2) Pride & Prejudice: A Latter-Day Comedy, de 2003. Dirigido por Andrew Black e com Kam Heskim como Elizabeth Bennet e Orlando Seale como Will Darcy. Uma adaptação de Orgulho e Preconceito para os dias atuais;


3) Bride & Prejudice, de 2004. Dirigido por Gurinder Chadha, é uma produção de Bollywood e recebeu boas críticas. Ah, é um musical;


4) Pride and Prejudice, de 2005. Dirigido por Joe Wright e estrelado por Keira Knightley e Matthew Macfadyen.


Maio - Livros Citados em Filmes

12 comentários:

  1. Eu li uma versão adaptada desse livro, porque acabei comprando errado. Nao tinha visto que era adaptada e.e

    Não entendi muito bem porque todo mundo gosta do Sr. Darcy, porque na versão adaptada ele nem é tão legal, mas pretendo ler o livro da Jane Austen mesmo pra saber o que ele tem rsrs

    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Nunca li o livro nem.vi nenhum filme.
    Tenho vontade de ler o livro, mas ser um clássico me deixa com preguiça, já q normalmente eu acabo não gostando deles. Assim q me der coragem quero ler....

    ResponderExcluir
  3. Não vi o filme nem li o livro mais pretendo.
    Só vejo comentários bons sobre a história e me sinto deslocada por ainda não ter lido.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Seu livro escolhido para o desafio, foi o mesmo que escolhi, rsrs.
    Já assisti ao filmes diversas vezes, perdi as contas...
    A leitura não foi como esperava, talvez por ter visto ao filme tantas vezes, já sabia o que aconteceria e a leitura não tinha aquela sensação de descoberta sabe. Por vezes foi arrastada e forçada, pois queria cumprir minha meta.
    Minha versão é da Martin Claret - texto integral.

    ResponderExcluir
  5. Não li o livro e nem assisti a nenhuma das adaptação.
    Mas acho que vou baixar esse mais novo para assistir e quem sabe depois ler o livro.

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu curto história de romances e ainda mais essas da Inglaterra rural.

    Já ouvi bastantes pessoas comentando sobre o filme e o livro também. Mas ainda não tive oportunidade de ler =(

    ResponderExcluir
  7. Oiie
    Eu adoro o filmeeee! *--*
    Pq adoro filmes de epoca!
    Tenho esse livro ha tempoos, mas não conseguir ler ainda pq ja vi tanto o filme q me tirou um pouco da graça... além da minha irma q leu q ficou me contando todos os detalhes possiveis do livro..
    mas nao tenho duvidas q é um bom livro!
    Adoro o Darcy tbm!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li o livro acredita? Pois é, mas pretendo lê-lo ainda este ano!
    Gostei muito das adaptações, ainda não assisti nenhuma, mas quero assistir em breve!

    ResponderExcluir
  9. Todo mundo fala maravilhas do livro é um clássico e.. eu ainda não li...
    Tenho q tomar vergonha (rs) e ler ele.. tb quero ver um dos filmes depois...rs

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li o livro e nem me interessei pelo filme. Não sou fã da Keira. XD
    Preciso ler alguns clássicos e este é tão bem falado que preciso dar uma olhada.
    Mrs. darcy e seu jeitinho acaba encantando, hein? E a mocinha pelo visto não é de ficar calada.

    ResponderExcluir
  11. cara eu tneho o livro aqui emc asa, mas ainda não pude ler.
    espero gostar da leitura

    ResponderExcluir
  12. Desde o dia em que assisti esse filme eu fiquei com uma vontade insana de ler o livro!
    até hj essa vontade nao passou, estou louca pra me encontrar novamente com o SR Darcy haha
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir