Seis Coisas Impossíveis


Título: Seis Coisas Impossíveis

Autor: Fiona Wood
Editora: Novo Conceito
Páginas: 272
ISBN: 9788581633251


A vida aparentemente confortável de Dan Cereill não passava de uma ilusão. Seu pai enfrentava problemas no trabalho, as contas amontoavam-se fazendo a família parar no vermelho e seus pais viviam discutindo. Pelo jeito, as coisas não tardariam a desmoronar e todos desmoronariam juntos. 

Quando a tia-avó de sua mãe morreu, deixou uma casa para ela, o que fez Dan pensar que as coisas poderiam melhorar, mas não foi isso que aconteceu. Pelo contrário, em uma fração de segundo após a notícia da nova casa seu pai soltou a bomba: o negócio da família estava nas mãos dos interventores, ele havia declarado falência, era gay e estava saindo de casa. 

"Gente, por favor, um choque de virar a vida de ponta-cabeça por vez, tive vontade de dizer." (p. 8)

A casa foi leiloada e no caso da família de Dan tudo o que havia lá dentro virou propriedade da empresa. Apenas algumas coisas conseguiram ser salvas, sendo escondidas na casa de uma amiga de sua mãe, como coisas de cozinha, livros, roupas, os gibis de Dan e uma TV. Eles puderam ficar com as fotografias, mas não com os porta-retratos de prata. Agora a vida inteira deles cabia em algumas caixas. 

A casa de Adelaide é um sobrado enorme, em estilo vitoriano gótico, com direito a pequenas gárgulas com cara de poucos amigos em cada canto da sacada no primeiro andar. O lado de dentro não ajuda muito, as janelas precisam ficar abertas por causa do cheiro, apesar do frio que faz lá, e o aquecedor só pode ser usado em caso de emergência, por questões econômicas, é claro. Pelo menos eles tinham um teto, foi o que sua mãe disse. Mas havia um detalhe: eles não eram donos da casa. Sua mãe herdara apenas o direito de usufruir da casa enquanto estivesse viva, quando morresse a casa seria tombada pelo Patrimônio Histórico e iria para o Governo. De quebra, havia um antigo estábulo nos fundos onde vivia um cara que pelo jeito também fazia parte da herança (e que bem poderia ser um psicopata). E Howard, é claro. O cachorro viera com a casa o que na contabilidade da herança significava um número negativo, afinal teriam que alimentá-lo. 

O único amigo de Dan é Fred, com quem pode desabafar. Ele não quer ser um peso para a sua mãe, apesar dela dizer que se sente forte e que precisa seguir em frente. Dan não fica muito confiante quando sua mãe resolve abrir um negócio.

"Ela começará a fazer bolos de casamento. Acho que ninguém que acabou de sair de um casamento pensaria justamente nisso, porém nesta casa, além de sarcasmo, também há ironia." (p. 23)

Felizmente Dan mora mais perto de Fred agora, o problema é que eles não irão estudar mais na mesma escola, já que os pais de Dan não podem arcar com os custos de uma escola particular. O início das aulas chega e Dan está aterrorizado: logo quando se mudou para a casa de Adelaide viu sua vizinha e desde então não conseguiu parar de pensar nela. Descobriu que ela estudava no mesmo colégio e se estudasse na mesma sala dele o que será que Estelle pensaria do garoto tentando esconder o nerd que é? 

Dan só quer ficar na dele, sem ser julgado ou que alguém tenha pena dele. Apesar da vontade de ir embora da escola imediatamente, percebe que tem uma segunda chance, pode ser quem quiser! 

"Ouço alguém gritar:
- Ei, idiota! Você. Idiota!
Olho para trás.
Por quê? Por que eu fui fazer isso? 
O carinha que berrou e a turma dele caem na risada, histéricos.
- É, era só para ter certeza de que era você mesmo, idiota." (p. 33)

As falhas na vida social de Dan sempre o acompanharam desde cedo e seu plano de parecer legal na nova escola não deu nada certo e, sim, Estelle está na sua sala. Para piorar tudo, o negócio da sua mãe não anda nada bem, especialmente porque é impossível vender um bolo de noiva se você acaba fazendo todas as mulheres desistirem do casamento. As contas vão se acumulando e as roupas de Dan diminuindo, ou melhor, ele está passando por aquela fase em que está crescendo muito mas ainda não encorpou, pediu até mesmo para sua mãe comprar proteína em pó, mas com o orçamento no zero é impossível. Nada de jantares, hambúrgueres, tortas de carne ou coisas da vida antiga, mas pão e frutas. E tem mais: seu pai sempre liga querendo falar com o filho, mas Dan sempre pede para a mãe dizer que ele não está. 

Mas Dan tem uma lista com seis coisas impossíveis para lhe distrair:

1) Beijar Estelle.
2) Arrumar um emprego.
3) Dar uma animada em sua mãe.
4) Tentar não ser um nerd/loser completo.
5) Tentar falar com o seu pai quando ele liga.
6) Descobrir como ser bom.

Seis Coisas Impossíveis, de Fiona Wood, é um livro super gostoso de se ler, com uma história cativante e divertida, repleta de personagens reais, com sentimentos, problemas e dúvidas que acontecem conosco e com aqueles que nós conhecemos. A narrativa é em primeira pessoa e Dan é extremamente divertido, agradável e irônico, um personagem impossível de não se apegar. Todos os personagens formam uma bela e bem-humorada história. 

O livro é o primeiro da autora e apesar de seguir a linha do gênero infanto-juvenil não há nada que faça com que leitores mais velhos não possam curtir a leitura. Um tanto sensível e narrado de forma bem realista, Seis Coisas Impossíveis irá agradar os mais variados leitores.

Adorei a capa e a diagramação é ótima, com ilustrações no início de cada capítulo e com uma fonte que deixa a leitura fluir de forma bem agradável. 

5 comentários:

  1. Eu já tinha lido uma outra resenha sobre o livro e a primeira coisa que pensei foi: "gente, é muita tragédia pra uma pessoa só". rs Fiquei com dó do Dan.
    Amo livros bem juvenis, então nem preciso dizer que fiquei com muita vontade de lê-lo (mesmo com notas não muito boas no Skoob)! Quero conhecer mais sobre Dan e torço para que no final do livro as coisas impossíveis tenham se tornado possíveis! (ele merece, né) hehe

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula, tudo bem??
    Desde o lançamento dele estava sem curiosa para uma resenha da historia e não me decepcionei , somente fiquei mais ansiosa para ler, pois gosto de livros assim " leves".
    Espero poder ler em breve!! E esta capa é linda =)
    Beijos♥

    ResponderExcluir
  3. Awn Meu Deus! esse livro parece ser muito "amor" sabe? Do tipo, te fazer refletir e tudo mais, sei lá, eu gosto muito de livros desse gênero, e me encantei com a resenha, e como a Andreza mesmo citou "Tadinho de Dan, parece realmente ser muita tragédia para um alguém somente" :/ Fiquei com pena dele e realmente também espero que no final tudo dê certo! *-*

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula!
    Esse livro tem causado divergência, já li comentários positivos e negativos.
    Bj!

    ResponderExcluir
  5. Estou curiosa para ler esse livro, achei o enredo muito bom!
    Espero poder lelo, em breve.


    xx

    ResponderExcluir