O Lado Mais Sombrio


Título: O Lado Mais Sombrio
Autor: A. G. Howard
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
ISBN: 9788581633381


Alyssa Gardner é tataraneta de Alice Liddell, a garota que inspirou o romance Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. Até aí, tudo bem. Se bem que desde que todos na escola descobriram seu parentesco com Alice as coisas ficaram bem chatas, quer dizer, não é nada bacana ouvir piadinhas sobre o rabo branco de coelho que Alyssa esconde ou que a garota é uma espécie de amante escrava do Chapeleiro Maluco. Mas até aí, nada fora do normal, afinal crianças e adolescentes podem ser realmente bem maldosos, e Alyssa tem Jeb, seu grande amigo há vários anos, mas, espera, as coisas na vida de Alyssa nunca são fáceis e Jeb namora agora Tae, uma garota realmente insuportável, o que distanciou os dois amigos. 

Mas nada disso se compara ao que Alyssa passou quando criança ou o que aconteceu com a sua mãe, Alison. Ninguém, nem mesmo Jeb, sabe o que realmente aconteceu, e apesar do pai de Alyssa não gostar de mentiras, ele se permitiu enfeitar a realidade, pois ela era extremamente bizarra. Então, todos imaginam que Alyssa sofreu um acidente de carro quando era pequena com a sua mãe, o que justifica as cicatrizes nas mãos da garota e o fato dela sempre usar luvas e também o porque de sua mãe estar internada em uma clínica, tendo lesionado o cérebro no acidente.

Mas a verdade assusta Alyssa, que sempre visita a mãe com o seu pai, o qual nutre um grande amor pela esposa. Alison também a assusta, afinal ela é a pessoa em quem Alyssa tem medo de se tornar. Aliás, o histórico das mulheres de sua família não é lá animador. Alícia, mãe de Alison, começou a pintar todos os personagens do País das Maravilhas pelas paredes de sua casa quando era adolescente, insistia que eles eram reais e conversava com eles em seus sonhos. Mais tarde, Alícia se lançou em um voo do alto do segundo andar de seu quarto de hospital onde acabara de dar à luz a mãe de Alyssa, a fim de "testar" suas asas, o que a levou aterrissar em um canteiro de rosas e quebrar o pescoço. 

Tristeza e depressão pós-parto levaram ao suicídio? O pai de Alyssa acha que Alison sofreu com uma infância instável, o que contribuiu para sua doença, mas Alyssa sabe, não importa o que é, é hereditário. Alyssa guarda esse segredo até mesmo da sua mãe: ela consegue ouvir os sussurros das flores e dos insetos, como um farfalhar de asas na cabeça, por isso seu iPod e fones de ouvidos são tão importantes enquanto ela se concentra na pista de skate. Para silenciar as vozes, Alyssa também adquiriu o hábito de colecionar insetos: bastava espetar um alfinete na barriga de um deles para silenciá-lo rapidamente e com suas vítimas criar mórbidos mosaicos.

Mas não são só as vozes que a incomodam, existe uma presença que Alyssa sente dentro de si, algo que vibra e a obscurece, incitando-a a ir além de seus limites. 

Depois de tanto tempo negando tudo o que ouvia e sentia, Alyssa se vê diante de uma descoberta: ela, sua mãe e todas as outras mulheres da família nunca foram loucas.

"Se as vozes são reais, não faz sentido que Alison insista em se vestir como Alice. Por que ela estala a língua? Por que ela tem ataques de fúria sem razão aparente? São essas coisas que a fazem parecer mais louca que tudo. São tantas as perguntas que quero fazer. Eu as coloco de lado, porque existe uma que é a mais premente de todas. - Porque nossa família? - pergunto. - Por que isso acontece conosco?" (p. 43)

Tantos anos sendo sedada e drogada na clínica acabaram piorando o quadro de Alison e o que seu marido mais quer é ter a esposa de volta, então uma segunda opção é oferecida: Terapia Eletroconvulsiva.

Agora Alyssa precisa correr contra o tempo para salvar a sua mãe e a si mesma, deixando de lado a razão e indo em direção a toca do coelho, a fim de quebrar a maldição da loucura da família consertando alguns erros cometidos por Alice no País das Maravilhas. Para isso, será necessário seguir as pistas deixadas por todos os lados, mas muito bem colocadas, resolver charadas e (re)descobrir aspectos da sua natureza, enquanto é guiada pelo egoísta, suspeito e sublime Morfeu, o caos encarnado, e Jeb, aquele cara forte, estável e genuíno, um verdadeiro cavaleiro em armadura reluzente.

Bem que eu pensei comigo mesma que não iria escrever uma resenha tão grande, mas me apaixonei tanto por esse livro que ficou bem difícil, na verdade impossível, resumir tudo e deixar de lado o que eu realmente queria colocar aqui, só para vocês terem uma amostra desse livro maravilhoso que me encantou. Extremamente visual, O Lado Mais Sombrio parece um filme que se passa numa tela gigante com cenários que saltam dela e cercam o leitor enquanto passamos por cada capítulo. É como estar envolvido ao máximo em um emaranhado de cores, sons, cheiros, texturas e sabores, uma explosão que confere a todos os sentidos uma experiência única e vívida. 

A. G. Howard criou uma história extremamente caprichada, bem elaborada e com personagens pra lá de interessantes e muitas vezes bizarros, sinistros mesmo. O enredo prende o leitor e é de tirar o fôlego. 

A atmosfera lúdica e sombria não faz parte apenas do País das Maravilhas, mas também está presente no mundo pré-toca do coelho, ou seja, no mundo "real". E essa dualidade está presente em outros aspectos da história e, é claro, eu tenho que escrever isso, no controverso e delicioso Morfeu.

Ah, a capa é linda e a diagramação é um capricho!


O Lado Mais Sombrio é o primeiro volume da Trilogia Splintered. Vale lembrar que não se trata de uma releitura da obra de Lewis Carroll, mas um tributo ao autor. 

O segundo volume, Unhinged, será lançado no dia primeiro de julho desse ano nos Estados Unidos. O último volume, Ensnared, será lançado por lá em janeiro de 2015.

The Moth in the Mirror é um ebook de 40 páginas que está disponível na Amazon e outros sites e se trata de um intervalo entre o primeiro e segundo volumes da Trilogia. É narrado tanto por Jeb quanto por Morfeu.

16 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro, eu realmente achei que fosse uma releitura, mas parece Mais perfeito ainda por não ser, contínuo querendo ler.

    ResponderExcluir
  2. Eu não gostei, mesmo você falando super bem do livro, não curti isso dela ouvir as plantas e os animais, achei meio infantil.
    Concordo que a capa e a diagramação são lindas, mas minha atração por ele acaba por ai.
    Esse não lerei.

    ResponderExcluir
  3. A Novo Conceito tá fazendo taaaanta propaganda para esse livro, mas eu não curti. Alguma coisa nele não chamou a minha atenção, talvez a capa ou a premissa do livro que não ne agradou... Sei lá, mas essa leitura eu passo.

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!!
    Quero muito ler!
    Já vou incluir na minha lista!!

    ResponderExcluir
  5. Eu já estava super ansiosa para ler esse livro, depois da sua resenha fiquei mais ansiosa ainda, e eu não ligo de ler resenhas grandes se elas forem bem ecritas como a sua ;) Mesmo sabendo a estória de Alice, como ainda não li Alice no País das Maravilhas, do Lewis Carrol acho que vou tentar ler esse antes de adquirir O Lado Mais Sombrio.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que fiquei bem curiosa, Paula!
    Apesar de não ser uma releitura (e eu adorá-las) o livro conseguiu me chamar a atenção por si só. Única coisa me me desanima é o fato de ser uma trilogia. =/
    Mesmo assim, espero ter a oportunidade de lê-lo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Paula :)
    Gostei muito da sua resenha, me deu uma visão mais ampla da história... E se antes eu estava querendo ler esse livro, agora que quero muuito mais! hehe *-*
    Estou muito curiosa para conhecer esse cenário que a autora criou, que tantos falam que é bizarro, mas muito bom.
    Essa capa é a coisa mais linda, muito atraente.

    Beijos. =)

    ResponderExcluir
  8. so nao gostei dos nomes das personagens: alice, alison, alyssa, alicia... O.o
    mas tirando o livro parece ser muito massa, daquelas historias q sao tao loucas q voce nao consegue parar de ler. misturar alice no pais das maravilhas com vida real é muito bom ( saudades Once upon a time wonderland :( )

    ResponderExcluir
  9. Eu estava receosa de ser uma releitura, especialmente pq não gosto de "Alice no País das maravilhas".
    Essa capa é de arrasar e já gostei de saber que posso ler sem medo. Amei os detalhes da edição ficou mega charmoso.
    E estou curiosa com o tal Morfeu. =D

    ResponderExcluir
  10. Eu preciso muito de ler esse livro, ele parece ser maravilhoso, a capa é linda, a sinopse me chamou muito a atenção, e a proposta do livro..é muito boa!

    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  11. Nota-se como as editoras estão investindo bastante em capas que chamem atenção, apesar de ter q confessar que essa me assustou um pouco, acho q não gosto de capas com rostos ;s kkkkkkkkkkkkk não sei se pretendo ler pq fico receosa quando dizem q o autor criou um mundo bizarro pelo fato de ja ter tido algumas decepções =)

    ResponderExcluir
  12. Não sabia que o livro era o primeiro de uma trilogia. Fiquei curiosa com o fato da personagens conseguir falar com plantas e os animais. A diagramação do livro está perfeita e eu mal vejo a hora de ler esse livro tão comentado.

    ResponderExcluir
  13. Tenho muita vontade de ler este livro também, parece ser muito bom. Gosto muito da estória de Alice no País das Maravilhas e este livro está no topo da minha lista de desejados, muito interessante ele ser como uma continuação para o que aconteceu na estória original. Fiquei muito curiosa para saber o que Alyssa irá encontrar neste mundo sombrio! :)
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu já estava doida por esse livro, depois da sua resenha então, nem se fale *o* Bom, eu vi o booktrailer e acompanhei nas redes sociais as notícias sobre esse livro e olha, realmente parece ser ótimo e a sua resenha não disse o contrário, né? Enfim, eu adoro Alice no País das Maravilhas e sei que irei adorar esse livro também *o*

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei demais desse livro, eu li algumas resenhas dele, umas foram negativas e outras positivas porém independente disso eu quero muito ler esse livro pois sou apaixonada pela história de Alice no País das maravilhas e essa me parece algo totalmente inovador. Espero ler logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Primeiramente eu adorei a resenha, e nossa esse livro parece ser muito bom mesmo, estou louca para ler ele, essa é a melhor resenha que vi do livro, parabéns, achei super legal que ele não é uma releitura de Alice no país das maravilhas, mas sim de certa forma uma continuação no futuro, acho que pode dizer isso né? Adorei.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir