Graffiti Moon


Título: Graffiti Moon
Autor: Cath Crowley
Editora: Valentina
Páginas: 240
ISBN: 9788565859226

"Tenho que chegar a tempo. Tenho que encontrar o Sombra. O Poeta também, mas o Sombra principalmente. O cara que pinta no escuro. Pinta pássaros presos em muros de tijolos, pessoas perdidas em florestas fantasmas. Caras com corações feitos de grama e garotas empurrando cortadores de grama. Por um artista que pinta essas coisas, eu poderia me apaixonar. Completamente." (p. 7) 

A noite é quente demais, mesmo para outubro, na Austrália, e Lucy sabe como comemorar o término do ano letivo, aliás, o último ano do ensino médio: procurando o Sombra e, quem sabe, viver um romance. 

Mas seus planos parecem ir por água abaixo quando suas amigas Jazz e Daisy resolvem sair com os garotos que aparecem na lanchonete em que se encontram. Leo, Ed e Dylan, o último, namorado de Daisy, que para comemorar o último dia do ensino médio jogou vários ovos em cima da namorada, deixando-a seriamente enfurecida. Jazz, amiga vidente de Lucy, quer virar a noite e procurar emoção para o monólogo da audição que irá fazer para ingressar no curso de Teatro, além disso, precisa definitivamente beijar alguém essa noite e esse alguém pode ser muito bem o gatinho do Leo, deixando Lucy com Ed, um cara com o qual ela não simpatiza.

O que Lucy sabe sobre Ed: uma espécie de turista na escola, o tipo de cara que mata muita aula. Teve um encontro com ele no ensino médio, gostava do seu sorriso, suas camisetas, seu cabelo bagunçado e da sua altura. O encontro acabou com Lucy quebrando o nariz dele.

O que Lucy não sabe sobre Ed: por que ele largou a escola, como as palavras que ele lê não conseguem se fixar em sua memória e que foi despedido de seu emprego. Que Ed pinta para jogar seus pensamentos para fora, para ficar calmo por dentro. Lucy também não sabe que ele e seus amigos estão planejando roubar o departamento de artes de sua escola. 

Como Dylan havia dito que conhecia o Sombra e o Poeta para sua namorada Daisy e ela, é claro, conta isso para as amigas, os garotos acabam ficando sem saída e topam passar uma parte da noite procurando pelos dois.

"Lucy está olhando os pássaros. Eu a observo e tento imaginar o que ela está pensando. Sonhando com um cara que não existe, eu acho. Um cara com um oceano jorrando da lata de spray, palavras jorrando da boca, dizendo coisas que ela quer ouvir. Eu me pergunto como será o Sombra que ela imagina. Como ele é, o que ele diz. Ela se vira e me pega olhando para ela." (p. 76)

Durante essa busca, um tanto incômoda de início, Lucy e Ed acabam descobrindo coisas muito interessantes um sobre o outro. 

Com capítulos que são intercalados entre as narrativas em primeira pessoa de Lucy e Ed, o que torna a leitura muito mais rica e envolve o leitor cada vez mais com os personagens (com uma valiosa contribuição de Leo, que também narra alguns trechos, bem ao seu estilo), Cath Crowley criou uma história bonita, triste e real, que trata diversos temas dos adolescentes com extrema sensibilidade e um bom humor único. 

Graffiti Moon é aquele tipo de livro bem visual, onde cores e texturas transbordam das páginas do livro. Os personagens são extremamente fortes, com personalidades marcantes, o tipo de personagem que você gostaria de conhecer. E não dá para deixar de mencionar como o livro destaca a arte em suas páginas, o que torna a leitura uma verdadeira viagem pelo mundo das artes. 

A Valentina caprichou na capa (eu simplesmente me apaixonei) e a diagramação tem tudo a ver com a história. 

Leia aqui o primeiro capítulo.

3 comentários:

  1. Não tenho muito interesse no livro, mas até leria, e tenho uma amiga que iria amar somente pelo tema .

    ResponderExcluir
  2. Não esperava que o livro fosse tudo isso, até não tinha me interessado, mas vendo como sua história é desenvolvida com capítulos intercalados e narrando mais sobre o mundo das Artes e contando também um pouco sobre grafite fiquei curioso, essa busca pelo Sombra e O Poeta, o envolvimente que vai surgindo entre Lucy e Ed, enfim acredito que caso venha a ler será uma leitura gratificante, ainda mais por saber que os personagens são tão reais e marcantes não apenas personagens secundários que servem para encher um livro, também gostei da capa e gostarei mais ainda do conteúdo.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente essa capa não me inspirava muita curiosidade, mas pela sua resenha, o livro realmente parece ser muito bom e ter uma história de verdade.
    Adoro as narrativas intercaladas, dá pra gente conhecer melhor os personagens. Mais um pra lista de desejados.

    Bjok

    ResponderExcluir