Condenada


Título: Condenada
Autor: Chuck Palahniuk
Editora: LeYa
Páginas: 304
ISBN: 9788580448207

Madison é uma garota de 13 anos que acabou indo para o Inferno depois de uma overdose de maconha (ou, pelo menos, é o que ela pensa, já que não se lembra da sua morte). Filha de um bilionário e uma super estrela do cinema altamente liberais, cresceu em um meio desmiolado e moralmente raso ao lado de incontáveis irmãos que seus pais adotavam deliberadamente como se estivessem colecionando bolsas de marca, um novo para cada estação. 

Malcriada, sarcástica e inteligente, Madison acaba fazendo amizades no Inferno com Patterson, um atleta, Leonard, um nerd, Babette, uma garota bonita e bobinha e Archer, um rebelde. Uma espécie de O Clube dos Cinco, só que no Inferno. E após uma crise, que perdura em reflexões, como uma busca de rendição (para si mesma e não sua alma), Madison resolve radicalizar, partindo em uma jornada no Inferno enquanto trabalha com telemarketing (uma das duas opções de trabalho por lá, a outra é se masturbar em frente a uma câmera). 

A garota ajuda os que estão vivos com o seu trabalho convencendo-os a ir para o Inferno e isso é bem fácil, afinal, para chegar lá basta quebrar uma variedade de regras tolas (como espirrar ou tossir e não cobrir a boca com uma das mãos (você não vai mais fazer isso, né?)). De qualquer forma, Madison acredita que aos cinco anos de idade qualquer um já está destinado ao Inferno e além de recrutar os que estão desse lado para lá, inicia uma excursão com seus cinco improváveis amigos pelo Inferno, passando por lugares como o Deserto da Caspa, o Lago da Bile e o Grande Oceano de Esperma Desperdiçado, enquanto encontra pelo seu caminho Adolf Hitler, Vlad, o Empalador, Catarina de Médici e o Rei Etelredo II, além de figuras como Marilyn Monroe, James Dean, Janis Joplin e Kurt Cobain, tornando-se a garota mais popular do Inferno. 

Com o poder recém-adquirido, Madison acaba descobrindo o que realmente aconteceu com ela e percebe que existem coisas ainda maiores do que o mistério sobre a sua morte. 

Condenada, de Chuck Palahniuk, é o primeiro livro de uma trilogia e o segundo volume já foi lançado aqui no Brasil pela Editora LeYa com o título Maldita. Com uma narrativa em primeira pessoa que narra os acontecimentos presentes, a jornada de Madison no Inferno e os acontecimentos passados, as reflexões da garota acerca de seus pais, colegas etc., conseguimos ter um panorama completo com relação a personalidade de Madison, que vai evoluindo ao longo de sua experiência "infernal" ao lado de personagens que também estão em busca de respostas. 

Imaginativo, Chuck Palahniuk criou um ambiente com detalhes incríveis e grotescos, fazendo com que o leitor consiga visualizar perfeitamente o Inferno, um lugar onde a burocracia é parecida com a daqui, o filme O Paciente Inglês passa de forma repetida infinitamente e doces valem mais que qualquer coisa. 

O livro não é um dos melhores do autor, mas é bizarro, macabro e possui um excelente senso de humor, o que o torna uma ótima leitura. 

Repleto de profanações e depravações, é uma sátira do estereótipo de diversas estrelas, não só do cinema, além de abordar o tema "morte" de uma forma diferente, já que para os vivos é tão difícil, mesmo inimaginável, acreditar na própria finitude. Podemos observar isso diversas vezes quando Madison dialoga com o leitor, mostrando que este não é superior por estar vivo e ela não. 

Apesar de toda a bizarrice, Condenada não é um livro sem sentido. Na verdade, é bastante revelador se o leitor capturar as jogadas do autor.


capa da nova edição

Leia a resenha de outros livros do autor: 

3 comentários:

  1. Condenada está na lista dos livros que eu preciso ler 2015, já comprei ele, mas acabou sendo adiado, e adiado, por causa dos parceiros. Enfim... Desse ano não passa.
    Fico feliz em ler que a leitura foi positiva, confusa, porém com todo o sentindo que só o chuck consegue fazer. Adorei!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Madison é de cara uma protagonista da qual eu gostei, por seu jeito de ser com apenas 13 anos. Achei o enredo meio.. meio não.. realmente louco. Pro Inferno? há. A família dela parece ser o caos, ainda mais seus irmãos (milhares) adotivos. Além de ela conhecer estrelas no inferno, gentem. Gostei bastante, porque o autor parece mesmo ter criado um cenário bem divertido para o livro, com muitos detalhes. Não li nada do autor, mas já havia visto essa capa pelas lojas online. Por ser uma sátira, com certeza quero ler.
    Abraços Paula,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada do autor e achei este livro tenso demais!!
    Ter apenas 13 anos e morrer desse jeito (provavelmente de overdose), ir para o inferno e ter de escolher entre trabalha em telemarketing ou ... nem tenho coragem de escrever isso, hehehehehe...
    Este livro parece muito polêmico e pra quem tem estomago...

    Fiquei muito a fim de ler.
    Gostei da capa da nova edição, mas não sei qual gosto mais!

    Gostei muita da resenha
    Bjs

    ResponderExcluir