Vermelho Como O Sangue


Título: Vermelho Como O Sangue
Autor: Salla Simukka
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240
ISBN: 9788581635798

Lumikki, Branca de Neve em finlandês, não se parecia nada com a personagem dos contos dos irmãos Grimm, seu cabelo não era preto, sua pele não brilhava como a neve fresca e seus lábios não eram surpreendentemente vermelhos, mas todos lembravam do nome da garota de dezessete anos que não participava de nenhuma festa da escola e que sempre comia sozinha.

Lumikki tinha uma opinião crítica elabora cuidadosamente sobre tudo e tirava notas perfeitas em Física e Filosofia, sabia que na escola todos apenas representavam dia após dia para encontrar seu lugar na multidão e ela decidira não fazer parte de nenhuma categoria. Lumikki não era como os outros alunos, no entanto, era exatamente como eles.

A garota havia praticamente fugido de sua cidade natal e seus pais apenas concordaram com isso pelo fato de ter se matriculado em uma escola de prestígio focada em Arte. Morava há um ano e meio sozinha e não desejava criar raízes, apenas ser livre para em um momento futuro ir embora sem sentir falta de alguém ou de algo. Assim, Lumikki vivia cercada de lemas e um deles era o de se intrometer o mínimo possível para não ter problemas na vida.

Mas um dia Lumikki encontra notas de dinheiro manchadas de sangue na câmera escura da escola, lugar no qual vai meditar para iniciar um dia escolar, e percebe que alguns colegas andam se comportando de forma completamente estranha.

Mesmo sem querer, Lumikki acaba sendo arrastada para a sujeira do caso das cédulas sujas de sangue, que acaba por envolver perigos, traficantes, policiais corruptos e o corpo sem vida de uma jovem quase da sua idade.

"Aceitou os anos que a separavam da Lumikki de seus sonhos. Ela já não era pequena. Tinha dezessete anos. E não precisava sentir medo todo dia havia um longo tempo. A não ser pelo fato de ela estar com medo de novo. Porque tinha ido se envolver com os assuntos de outra pessoa". (p. 90 e 91)

Vermelho Como O Sangue, de Salla Simukka, é o primeiro livro da Trilogia da Branca de Neve, mas a história não é uma releitura do conto dos irmãos Grimm. Na trama, acompanhamos Lumikki, uma jovem que não parece ter dezessete anos, mas muito mais velha, por vezes age até mesmo de forma ranzinza, que sofreu algum trauma e que por causa dele aprendeu a se defender nesse mundo cão, agindo cautelosamente e, quando necessário, comportando-se como uma verdadeira ninja para se proteger.

O livro é fininho considerando-se o número de eventos que ocorrem nele, o que faz com que os acontecimentos e ações sejam apressadas demais, não deixando espaço para um raciocínio mais amplo e conferindo aos personagens personalidades rasas. 

A história se passa na Finlândia, o que traz um pano de fundo bem interessante e novo ao leitor e, apesar de suas falhas, o livro é uma boa distração para aqueles que gostam de suspense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário