Os Primeiros Dias


Título: Os Primeiros Dias
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 334
ISBN: 9788501076939

Esqueça o que você sabe sobre vampiros. Os peeps, ou parasitas positivos, não são seres mágicos. Não voam nem se metaforseiam, nem se incendeiam quando expostos à luz do sol e seus reflexos são refletidos no espelho. Cal, um simples universitário, foi infectado pelo parasita "Echinococcus cannibillus" e agora é portador de uma doença que ao longo dos séculos já recebeu diversos nomes, como vampirismo, licantropia, zumbificação e possessão demoníaca. Mas o texano de dezenove anos que veio para Nova York é um parasita positivo parcialmente imune, coisa extremamente rara, ainda assim é um peep. Ele consegue manter os terríveis efeitos da doença controlados (especialmente quando come bastante carne apimentada) e de quebra ganha visão noturna, olfato aguçado, força e agilidade. O problema é que a doença deixa Cal sempre excitado e o vírus é transmitido através do sexo sem proteção e da saliva, ou seja, há seis meses Cal passa a maior parte do seu tempo tendo aulas de biologia e procurando peeps antes que estes encontrem novos parceiros/vítimas. 

A Patrulha Noturna, organização antiquíssima que caça vampiros, é extremamente burocrática e envolve uma tonelada de formulários e é para ela que Cal trabalha. Enquanto Cal vai atrá de sua ex-namorada, a qual infectou sem saber que era um parasita positivo, ele também tenta descobrir um pouco mais sobre Morgan, a garota com quem perdeu a virgindade e lhe passou o vírus. 

Novo na cidade e bêbado depois de algumas doses de Bahamalama-Dingdong, Cal passou apenas uma noite com Morgan e não se lembrava de nada além do nome da garota, até que depois de decidir reviver as memórias com mais algumas doses de Bahamalama-Dingdong ele vai parar no apartamento de Lace, uma estudante de jornalismo e ética que deixa Cal bem intrigado com a história daquele prédio. Afinal, além do aluguel barato que a garota paga, todos os moradores do sétimo andar (o antigo andar de Morgan) simplesmente sumiram. E quando Cal resolve estudar mais o caso, ele se depara com algo completamente sinistro e bem antigo. 

Mais uma vez, esqueça o que você sabe sobre vampiros e prepare-se para uma aula de biologia com os mais variados exemplos de parasitas e descrições um tanto nojentas mas também educativas, que Scott Westerfeld, autor da série Feios, consegue inserir com precisão e humor em Os Primeiros Dias, primeiro livro da duologia Vampiros em Nova York, que traz ao leitor uma nova visão sobre o arquétipo vampiresco, numa linguagem original e divertida, o que compensa a previsibilidade dos fatos na história. 

Com personagens leves e fáceis de se identificar e um mistério que mistura ação com ficção científica, o autor consegue recriar o mito do vampiro com uma abordagem científica fácil, leve e cômica.

Atenção: depois da leitura você não irá ver mais com os mesmos olhos ratos e gatos, especialmente gatos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário