O Voo da Libélula


Título: O Voo da Libélula
Autor: Michel Bussi
Editora: Arqueiro
Páginas: 400
ISBN: 9788580413663

Um avião cai na fronteira entre a França e a Suíça, matando 168 passageiros e tripulantes na noite de 22 para 23 de dezembro de 1980. Apenas uma sobrevivente é encontrada: uma bebê de 3 meses. É um verdadeiro milagre, mas também o início de uma jornada torturante para descobrir qual a identidade da pequena, pois naquele mesmo voo duas crianças de 3 meses viajavam com os seus pais. 

Assim, dá-se início a uma batalha alucinante entre as duas famílias que reivindicam o bebê, numa época em que não existiam exames de DNA. De um lado estão os Carville, família rica e influente que acredita que a sobrevivente é Lyse-Rose, do outro estão os Vitral, família pobre que acredita que é Émilie quem está viva. 

Depois de um julgamento longo e difícil, a criança, agora chamada de Lylie, é entregue a uma das famílias, mesmo assim restam muitas dúvidas, de ambos os lados e os Carville acabam contratando um detetive para descobrir a identidade daquela menina que já desestruturou a vida das duas famílias. 

Crédule Grand-Duc passou 18 anos investigando o caso, buscando a chave de um problema sem solução, obcecado, beirando a loucura, até que no dia em que Lylie completa 18 anos e o detetive entrega seu diário com todas as suas anotações acerca de sua investigação para a garota e resolve se matar, ele descobre algo que muda tudo, mas é tarde, o detetive é assassinado e Lylie desaparece, deixando o diário com o seu irmão para que agora ele resolva o mistério que Grand-Duc deixou para trás e que destruiu a vida de tantas pessoas. 

“(...) Todo mundo tinha lido aquele jornal, todo mundo o tinha esmiuçado e analisado mil vezes, mas ninguém poderia ter adivinhado, nem em 1980 nem durante todos os anos que haviam se seguido. A solução saltava aos olhos... com uma condição. Uma única condição, totalmente absurda. Abrir aquele jornal dezoito anos depois!”. (p. 19)

A premissa de O Voo da Libélula, de Michel Bussi, é incrível e fiquei bastante entusiasmada para ler o livro, mesmo não sendo fã de romances policiais (é preciso ser realmente muito bom para me agradar) e a leitura me decepcionou bastante, o que fez com que a leitura se tornasse bastante arrastada, com poucas surpresas, na verdade, a cada mistério que surgia logo conseguia adivinhar o que viria a seguir, e essa previsibilidade cansou um pouquinho. 

A narrativa, que intercala passado e presente, com o diário do detetive e as ações dos personagens, acabam sendo lentas e exaustivas, por vezes forçando situações desnecessárias. 

Mesmo assim, O Voo da Libélula já foi traduzido para mais de 25 línguas, ganhou diversos prêmios, teve mais de 800 mil exemplares vendidos e ganhará uma adaptação cinematográfica. Para quem curte o gênero, o livro deverá agradar bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário